Search

MODELOS DE MOTORHOME

Updated: Jan 24

Planejando uma viagem de Motorhome pelos EUA? Você acaba de encontrar o lugar certo! Os Estados Unidos é um destino incrível para quem sonha em fazer uma viagem de motorhome. Nesta publicação citaremos todos os detalhes importantes para planejar sua viagem pelos EUA: escolha o melhor veículo, detalhes de custo da viagem de motorhome, contendo, também, dicas para se dar bem (e economizar) na estrada.

Viajar de motorhome é fantástico, seja na Flórida, na Califórnia, Utah ou Arizona. Você vai se impressionar com as belezas que esse país pode lhe oferecer.

- O QUE É MOTORHOME?

Motorhome (nos ESTADOS UNIDOS todo mundo chama de RV), é qualquer estilo de carro equipado com utensílios que podem ser encontrados em uma casa. Ou seja, um mix de carro (geralmente uma van ou ônibus) com uma casa, compacto e o mais o importante: totalmente funcional.

Geralmente, existe uma cozinha, sala, banheiro e cama(s) para dormir. Tudo em um só ambiente, prontinho para viajar.

Alguns motorhomes maiores e mais profissionais tem cozinhas bem completas, banheiro, quartos separados, camas que se transformam em sala e outras funções para tornar a viagem mais confortável. Mas mesmo as campervans pequeninas tem amenidades bacanas como cama confortável, cozinha externa e pia.

Viajar de Motorhome é considerado uma das modalidades do camping de luxo, ou glamping, e para mim é a melhor forma de curtir as belezas dos parques nacionais americanos sem perrengues.


O Motorhome é perfeito para famílias. Você poderá dormir em lugares paradisíacos, (sem ter que se preocupar com mudar de hospedagem) e isso é um dos pontos valiosos para quem decide viajar de Motorhome. Com duas crianças pequenas juntas na viagem o Motorhome nos poupa um bom tempo que iríamos perder fazendo check in e check out, além daquele abre e fecha de malas um tanto chato.

Para você que está pensando em alugar um motorhome pela primeira vez o importante é conhecer os modelos mais comuns do mercado e entender as diferenças entre Campervan, Motorhome e Trailer. Vamos falar delas?

- CAMPER VAN

Camper van é compacto e descolado. Nele você pode carregar sua mini casa (equipada com camas que viram mesa e uma mini cozinha) porém sem banheiro (existe algumas empresas que oferecem a opção de uma privada portátil).

Como grande parte dos parques pelos EUA tem estrutura com banheiros (e alguma opção de chuveiro disponível), ela é uma opção mais econômica e mais ágil para desfrutar a vida na estrada. As Camper vans vem ganhando cada vez mais espaço nos EUA (especialmente na Costa Oeste) e são uma boa opção para considerar numa viagem pela Califórnia ou pelos parques de Utah.

PRINCIPAIS MODELOS DE CAMPERVAN

As Campervans mais comuns nos Estados Undidos são a Juce, uma Dodge Grand Caravan equipada com cozinha externa adaptada no porta-malas (a cozinha tem fogão, mini geladeira e uma pia!), e duas camas, uma no teto do carro (ele sobe e fica bem confortável) e outra no interior do veículo.

Atualmente existem dois modelos, o maior deles se chama Juce Trail Blazer e comporta até 4 passageiros. Ideal para famílias com 2 adultos e 2 crianças. Para 4 adultos ficará apertado.

Outra companhia de Campervan bem popular nos EUA é a Escape Vans, elas possuem uma pegada mais jovem, exterior grafitado com ilustrações e, possuem também, cinco opções de plantas interessantes: um jeep camper para quem gosta de aventuras off road, três modelos diferentes de van – o Maverick é o maior e mais interessante deles, ele vem equipado com placas solares para quem planeja fazer camping em locais com pouca estrutura – e um mini motorhome adaptado numa caminhonete.

Vale lembrar que o o aquecedor das vans da Juce e da Escape Vans só funciona com o carro ligado. Nos meses mais frio, além de esquentar bem o carro antes de dormir, é recomendado alugar um kit adicional (geralmente cobrado a parte) com aquecedores de mão, bolsas de água quente e sleeping. A Escape também oferece pequenos aquecedores elétricos próprios para Campervan.

- DIFERENÇA ENTRE MOTORHOME E TRAILER

Motorhome é uma versão maior e mais completa da campervan – é uma casa/carro em todos os sentidos – e equipada com cozinha, banheiro e pelo menos uma cama. Como o motorhome é um veículo único ele costuma ter um tanque de água/esgoto bem mais generoso que um trailer por exemplo, e é bem mais fácil de dirigir (e principalmente de estacionar) pois não há a questão de balanço dos eixos.



Outra vantagem do motorhome é a questão de ter sua casa sempre com você, onde quer que você vá. Infelizmente a grande vantagem é também a desvantagem do motorhome, não é fácil estacionar um “ônibus” nas grandes cidades, e há estradas com restrição de tamanho de veículo que deixam de fora os motorhomes grandalhões. Mas voce poderá, então, por uma van! ;)

Já o trailer é uma espécie de moradia à parte, não motorizada. A diferença marcante entre um Motorhome e um trailer é que o trailer não possui um motor próprio – ele se acopla a um carro normal e sempre dependerá dele para ser puxado. Aqui vale falar que não é qualquer veículo que tem capacidade de puxar um trailer, e que é muito importante checar as especificações do carro e sempre ter “peso” de sobra para puxar o trailer com segurança mesmo em estradas de montanha. Para isso cheque o peso do trailer cheio (o manual do fabricante indica essa medida precisamente) e garanta que vai sobrar bastante.

Já a vantagem do trailer é, principalmente, você pode “estacionar” sua moradia em um lugar e poder usar o carro para alguma necessidade sem ter que “levar a casa toda junta”. Uma vantagem grande em parques nacionais e locais com limite máximo de tamanho de veículo (fique sempre atento!) e, claro, nas grandes cidades.

- COMO FUNCIONA UM MOTORHOME

O Motorhome é um carro adaptado para ter uma “casa” sobre ele, sendo assim, sua maior característica é ser autossuficiente. Um motorhome possui:

  • Duas baterias: uma para o carro em si e a outra para fornecer energia para as lâmpadas e tomadas, por exemplo;

  • Sistema de gás propano: para abastecer o fogão, a geladeira e o chuveiro. Alguns modelos de RV ainda usam o gás para o sistema de aquecedor. O tanque de propano pode ser facilmente abastecido em postos de gasolina ou nos campings (aqui em casa eles duram super bem);

  • Reservatório de água potável: esse é um reservatório essencial para quem planeja fazer camping seco ou free camping. Você pode encher o tanque com um mangueira (que já vem no tanque alugado) e viajar com ele cheio. Vai para um lugar com full hookup? A dica é viajar com o tanque vazio, o veículo fica bem mais leve e gasta bem menos gasolina (e lembre-se, a gasolina é um dos maiores custos para quem viaja de motorhome). Vale esvaziar o reservatório a cada 2-3 dias para garantir que você está sempre usando água nova;

  • Reservatório de Esgoto: esse é o tanque de água da privada, sujo que dói, e sinalizado por uma manivela preta. Você vai conectá-lo no RV com uma mangueira própria bem grossa e a nossa dica é sempre usar uma luva. Deixe a trava do esgoto sempre fechada – mesmo em um camping com full hook-up, a última coisa que você quer na vida é um montinho de cocô preso na sua mangueira – e na hora de esvaziar o tanque comece pelo esgoto e em seguida limpe todo o reservatório cinza. É recomendado também retirar o esgoto a cada dois dias no máximo – e existe locais específicos para isso (a maioria dos campings possuem espaço para esse descarte) – e eles são chamados de Dump Stations;

  • Reservatório de água cinza: o tanque cinza acumula toda a água da pia e do chuveiro, e também deve ficar sempre fechadinho para te ajudar na hora de limpar o esgoto. Esse é o tanque de água mais crítico para quem faz um Dry Camping (ele enche bem rápido durante o banho). É preciso ficar sempre de olho no nível da água para que ela não transborde no seu chuveiro;

  • Eixo duplo: os motorhomes e trailers mais grandalhões geralmente possuem eixo duplo, e isso é bem legal porque te dá mais estabilidade na estrada e torna o veículo bem mais fácil de dirigir. Por outro lado, o valor cobrado nos pedágios é maior;

Já os trailers tem uma parte adicional, o engate. Para isso há pés que sobem e descem (e você vai precisar de uma boa furadeira para subir e descer os pés de forma veloz) e um apoio no pé do trailer que precisa descer até o chão quando o veículo está estacionado no campsite. A escada do trailer também é móvel e entra e sai.


👉🏽 Conheça nossos MOTORHOMES disponíveis a VENDA E (OU) LOCAÇÃO:


✅ NOTORIOUS: https://www.tripmotorhome.com/notorious

✅ VALENTINA: https://www.tripmotorhome.com/valentina

✅ POPEYE: https://www.tripmotorhome.com/popeye

✅ JADE: https://www.tripmotorhome.com/jade